Os jogos NFT causaram um aumento repentino entre os usuários que desejam obter itens digitais exclusivos por meio da tecnologia blockchain e criptomoeda. Para explicar o que são e como funcionam os jogos NFT, Canaltech preparou um artigo completo que também enfatiza se esses jogos são lucrativos e se é seguro jogá-los.

O que é NFT?

NFT é um acrônimo para tokens não fungíveis em inglês e pode ser interpretado como “tokens insubstituíveis” em uma tradução livre. O nome pode soar um pouco estranho, mas pense bem: a palavra “token” pode ser entendida como uma espécie de selo ou certificado digital; a palavra “fungível” significa que pode ser trocado por itens semelhantes sem perda ou valorização. Tudo .

Portanto, tokens insubstituíveis são classificados como itens digitais que não podem ser substituídos, trocados, destruídos ou copiados. Mesmo que haja uma cópia do produto, o NFT original é a única cópia que pode comprovar corretamente sua originalidade. Em alguns casos, um artista ou proprietário de NFT pode criar várias unidades de trabalho, mas a maioria dos NFTs geralmente tem apenas uma versão.

Por exemplo: as obras mundialmente conhecidas do artista Leonardo Da Vinci, como “Beautiful Feronière” e “Mona Lisa”, podem ser facilmente encontradas na Internet. Qualquer pessoa pode baixar ou imprimir. No entanto, por esta razão, a obra original é única e está exposta no Louvre, na França.

As pinturas de Da Vinci, se vendidas na Internet, podem ser classificadas como NFT, porque são mercadorias insubstituíveis (insubstituíveis), mesmo que existam milhões de cópias em alta definição na Internet.

O que é um jogo NFT?

Axie Infinity é pirâmide? Por dentro do polêmico jogo com criptomoedas –  Jogos – Tecnoblog
Axie Infinity é um jogo NFT que permite usar dinheiro de verdade para comprar e negociar itens (Imagem: Divulgação/Sky Mavis)

Como quase tudo na Internet pode ser uma marca insubstituível – de fotos, vídeos e GIFs a mensagens, arquivos de áudio e outros conteúdos – os jogos NFT seguem a mesma lógica: transforme o jogo inteiro ou certos elementos do título em coisa única.

A diferença entre os jogos NFT e outras obras geralmente é que o jogo investe em colecionáveis ​​para atrair mais pessoas. Por sua vez, os jogadores verão a possibilidade de lucrar com peças únicas nesses itens, pois como cada NFT do jogo é único, pode ser considerado raro entre os jogadores.

A propósito, os jogos baseados em NFT também estão vinculados a colecionáveis ​​gerados e obtidos durante o jogo – os chamados “NFT in-game”. Em outras palavras, os usuários também podem negociar com itens coletados durante o jogo para ganhar dinheiro com os itens vendidos no jogo.

Como funciona o jogo NFT?

A mecânica do jogo varia de jogo para jogo. No entanto, a maioria dos jogos NFT segue o modelo de ganho de jogo, no qual os jogadores podem ganhar uma fonte de renda (tokens) simplesmente jogando jogos relacionados. Quanto mais você joga, mais você ganha. Este sempre foi o modo mais comum, pois quanto mais alto o nível do jogador, mais raros são os itens obtidos ao longo do jogo.

Preciso pagar para jogar jogos NFT?

Da mesma forma: vai depender do jogo e dos desenvolvedores responsáveis, pois eles podem aplicar o NFT da maneira que acharem mais eficaz.

Por exemplo, Axie Infinite é atualmente um dos jogos NFT mais populares. Para começar a jogar, você precisa pagar 1.200 USD (convertidos diretamente para 6.720 reais), o que equivale ao requisito mínimo de três bobinas (coleção de monstros no título) para entrar no jogo. Cada machado usado por iniciantes custa US $ 400 (US $ 2.240).

Existem opções gratuitas como o jogo de cartas Gods Unchained. Não há cobrança para entrar e o jogador recebe um baralho de 140 cartas. Acontece que essas cartas não têm valor no jogo, o que significa que os itens NFT que podem ser trocados com outras pessoas só serão obtidos à medida que o jogador progride no jogo.

Gods Unchained é um jogo NFT gratuito para jogar (Imagem: Divulgação/Gods Unchained)

Jogos NFT populares:

Apesar de sua influência diferente de outros jogos, os jogos NFT alcançaram sucesso entre os usuários que gostam de jogar para ganhar dinheiro. Alguns exemplos:

  • Axie Infinite;
  • Sorare;
  • Gods Unchained;
  • Coleções NFT Binance;
  • Alien Worlds;
  • Splinterlands.

Como os jogos NFT ganham dinheiro?

Também depende da mecânica usada por cada jogo NFT. O método tradicional é jogar para ganhar jogos para obter itens raros e negociar com outros jogadores no futuro.

Na maioria dos casos, o NFT está dentro do jogo e pode ser roupas, armas, equipamentos e outros elementos que já são comuns em outros jogos. A diferença é que o jogador deve comprar itens de alguém ou vender NFTs no inventário do personagem. Claro, se o jogador estiver interessado neste tipo de negociação.

Nos jogos tradicionais para PCs, consoles de videogame e celulares, são vendidos cosméticos que mudam a aparência de personagens ou objetos, a ideia é mostrá-los a outros jogadores para comprovar a raridade dessas peças. Este é o mesmo conceito dos jogos NFT. No entanto, em vez de bloquear o item no inventário, os jogadores também podem lucrar vendendo-o para outros.

Também deve ser observado que, assim como o valor de um jogo ou de um item NFC em um jogo pode aumentar repentinamente, ele também pode cair. Tudo depende da oferta e da demanda: quanto mais raro o item, mais caro e popular ele será na comunidade de jogadores. Se essa demanda cair ou for menor do que no dia anterior, o item pode desvalorizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *