O sistema Android é famoso por permitir que seus usuários realizem quase qualquer tipo de modificação, desde a instalação de aplicativos fora das lojas oficiais até o root no telefone e acesso a recursos avançados para desenvolvedores. Mas muitas vezes, ter tantas permissões também cria muita vulnerabilidade, já que você pode ser vítima de aplicativos maliciosos que roubam suas informações pessoais ou cavalos de Tróia que até mesmo inutilizam seu computador.

Como saber se tenho um vírus no meu celular

A primeira coisa a reconhecer é a diferença entre um vírus, um malware e um Trojan. Um vírus é um aplicativo malicioso que infecta e se espalha livremente, enquanto um malware é um aplicativo malicioso que funciona ou é ativado se permitirmos, portanto, em telefones Android não há vírus, mas malware que infecta o sistema, esses aplicativos enganam o usuário para executá-los e conceder-lhes permissões de acesso.

quais são os malwares em aplicativos Android

O Trojan é justamente um deles, pois se faz passar por um programa supostamente confiável ou se esconde em um programa supostamente confiável e, ao executá-lo e conceder-lhe permissões, ele infecta nosso computador. Esses tipos de programas são comuns em sites não confiáveis ​​e downloads gratuitos, eles não são necessariamente encontrados em aplicativos, eles também podem estar ocultos em jogos, vídeos, músicas, etc.

Se você notar que os aplicativos estão se bloqueando , o uso de dados aumentou, janelas pop-up aparecem quando o navegador é fechado, a bateria consome mais rápido ou o telefone superaquece, é provável que nosso celular esteja infectado com malware.

Identificar aplicativos maliciosos

Uma das melhores maneiras de identificar os aplicativos que estão causando problemas em nosso celular é por meio das opções que aparecem na loja Google Play. A partir daí, você pode baixar um aplicativo altamente recomendado chamado Play Protect. Com seu uso, é possível determinar quais são os aplicativos maliciosos a serem tomados o mais rápido possível.

Posso remover vírus do meu celular sem aplicativos?

Esta é uma das dúvidas que mais surge nos utilizadores, por isso é totalmente válido detectar malware manualmente, entrando nas configurações do mobile e revendo todos os aplicativos instalados em busca de um que tenha um nome estranho ou que não tenha instalado, se você não conheço nenhum e quer verificar, você pode fazer isso do Google e você saberá de onde é.

img 618ad699a5c22

Se você pretende eliminá-lo por conta própria e não usar um antivírus ( algo que não é recomendado , você pode acabar eliminando informações básicas do sistema e danificando o software do computador), você deve entrar no telefone em modo de segurança, isso é feito primeiro desligando o celular e, em seguida, pressione simultaneamente o botão de menu e o botão liga / desliga para entrar no modo de segurança.

Você deve entrar na configuração do dispositivo e na seção de aplicativos localizar aquele que você detectou como suspeito, se após ter pesquisado no Google percebeu que não faz parte do sistema operacional do seu computador e deseja desinstalá-lo, deve parar primeiro e, em seguida, exclua-o. Você deve ter em mente que se ele foi adicionado ao sistema do computador, é provável que não funcione corretamente após excluí-lo e você terá que fazer uma redefinição de fábrica.

Veja também:

[+] APENAS 100MB: Call of Duty Roads to Victory Original de Ps2 para Celular (PPSSPP)

[+] Bomba Patch 2021 para PPSSPP Com Brasileirão e Europeus

[+] Baixar God Of War Android Ppsspp – ISO compactada 200Mb

[+] PACK com melhores Jogos do Naruto Para PSP (Android /Pc)

[+] Jogos para PPSSPP

Como remover malware do Android

É normal então que surjam dúvidas sobre como eliminar um vírus do Android , uma vez que existem malwares que não são detectados até que tenham causado danos significativos ao sistema. A maneira mais eficaz de saber se há malware em seu dispositivo é usando um programa antivírus.

Nesse caso, você pode baixar e fazer login no antivírus Norton , antivírus Panda, AVG, Kaspersky ou qualquer outro antivírus de sua confiança e executar uma verificação móvel. O programa informará se detectou um aplicativo malicioso e oferece a opção de colocá-lo em quarentena ou excluí-lo; o melhor a fazer é excluí-lo.

método para instalar antivírus contra malware

Como remover o vírus Android do PC

Isso é possível graças a programas desenhados para este tipo de função, onde o que se deve fazer é conectar o dispositivo móvel ao PC e operar o processo a partir dele. Porém, é importante que, para isso, o celular esteja previamente enraizado e, também, não seja compatível com todas as marcas de telefones.

Por meio desses programas, os vírus são verificados e, por meio do botão Limpar, todas as ameaças são completamente erradicadas. Você deve saber que essas operações devem ser realizadas por profissionais, por isso é melhor deixar o seu celular nas mãos de um técnico para evitar maiores danos.

Como evitar vírus no meu Android

O malware não afeta apenas a estabilidade do seu computador, tornando-o mais lento e fazendo com que algumas funções parem de funcionar corretamente, eles também ameaçam a segurança dos seus dados , por isso é aconselhável buscar maneiras de melhorar, fortalecer e aumentar a segurança do seu mobile , evitando que esses aplicativos tenham acesso aos seus dados bancários, por exemplo.

Devemos evitar o download de aplicativos, jogos e programas de sites não oficiais, pois é nesses sites que predomina a existência de malware, você também deve atualizar todos os aplicativos , programas e o sistema operacional do seu computador. Evitar o enraizamento do nosso dispositivo também é uma boa opção, pois com isso abrimos muitos acessos que o malware pode utilizar, da mesma forma que é muito importante evitar o acesso a links desconhecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *